Artista de A – Z: Dona Ernestina – Família

Img 8514.profileO legado da Mestra Dona Ernestina, falecida em 2013 aos 76 anos de idade, foi repassado para os seus filhos, netos e genro, que hoje dão continuidade ao trabalho feito por ela. Ela, Dona Ernestina Antônia de Oliveira, nascida e criada em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, até o último dia de sua vida, foi uma das discípulas do Mestre Vitalino e ganhou um destaque em sua carreira como a primeira mulher pernambucana na confecção da arte figurativa.

Neta e discípula da avó, Elisvanda Barbosa, conta como Dona Ernestina iniciou na arte. “Ela ia muito à casa do Mestre Vitalino porque ele era compadre dela. Foi aí que ela começou a gostar do artesanato em barro e logo Vitalino ensinou a ela como fazer”. As principais criações de Dona Ernestina eram peças tradicionais feitas em barro, como o pescador, os retirantes, os cangaceiros e o dentista. Hoje, sua família continua produzindo os mesmos tipos de produtos, como também as famosas bonecas de barro.

Os responsáveis por darem continuidade ao trabalho iniciado por Ernestina são sua filha, Maria Ernestina, como também seus netos (Elisvanda, Janaína, Aparecida, Betânia, Lindemberg, Socorro e Adeilda), além do seu genro, Severino Barbosa. Juntos, os nove trabalham e comercializam suas próprias criações no Ateliê Família Mestra Ernestina, localizado no Alto do Moura, em Caruaru. No local há mais de mil peças artesanais à venda com preços que variam de R$ 10 a R$ 120.

CONTATO

Ateliê Família Mestra Ernestina

Rua Mestre Vitalino, 206, Alto do Moura – Caruaru/PE

(81) 3722-0410 / 99626-5779

Texto: Yasmim Dicastro l Fotos e vídeo: César de Almeida

 

   

Fonte:http://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br

2018-09-11T11:57:19+00:00 setembro 23rd, 2018|Artistas de A a Z, E|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário