Artista de A – Z: Gilberto Paulino

Mestre especialista na produção de imagens de santos em madeira, Gilberto Paulino carrega o artesanato no sangue. Filho de Zefinha Paulino, primeira a se dedicar ao trabalho com os santos, é responsável pela criação de um estilo diferenciado, que segue até hoje como herança familiar.

Até hoje, Gilberto consegue manter vivo o estilo de criação da mãe, pois continua fazendo o seu trabalho completamente manual, esculpindo e dando forma a pequenos ou grandes pedaços de madeira.

Aos sete anos, Gilberto começou a produzir carrancas, e aos dez já produzia os santos. Apaixonado pelo trabalho que faz, ele e seu pai foram responsáveis por repassar para os outros artesãos do município onde mora, Ibimirim, as técnicas para a criação dos santos.

A valorização da cultura dos santos é primordial para Gilberto, que vive única e exclusivamente do artesanato. “Eu não me vejo sem trabalhar nessa arte” conta, sobre os planos dele para o futuro. As peças do mestre chamam atenção pelos detalhes. Desde pequeno, Gilberto descobriu sua facilidade na reprodução das peças singulares.

Texto: Débora Oliveira l Fotos e vídeo: César de Almeida

 

      

Fonte: http://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br

2018-09-10T10:31:21+00:00 setembro 10th, 2018|Artistas de A a Z, G|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário