Artista de A – Z: Marcus de Sertânia

Img 1363.profileQuem olha para uma peça de Marcus de Sertânia reconhece de cara que a obra foi feita pelo mestre. Especialista em esculturas esqueléticas, como homens e animais, Marcus Paulo Lau da Costa, de Sertânia, no Sertão de Pernambuco, se inspira no sofrimento do povo do Sertão para criar suas peças. As obras compridas, segundo o Marcus, também dão certa leveza às criações feitas em madeira.

O mestre deu seus primeiros passos no artesanato ainda pequeno. “Eu comecei quando eu tinha uns 12 anos de idade, quando eu ia pra casa do meu avô, que também era artesão, e mais quatro tios que trabalhavam fazendo artesanato. Comecei a mexer nas ferramentas deles e fazer o que eles faziam, como carrinhos de boi e colher de pau, estas peças mais utilitárias”.

Após concluir o segundo grau, Marcus passou a se dedicar ainda mais na produção de suas peças. “Minha inspiração sempre veio do povo sertanejo, de como eu vivo aqui, de onde eu morei. Eu vejo o sofrimento do povo de perto”. Atualmente, o mestre repassa para jovens da região onde mora o trabalho que aprendeu com seus familiares. “Já tem umas seis famílias por aqui que sobrevive através do que eu ensinei, e ainda tenho alunos que permanecem comigo. Meu ateliê está sempre aberto para novos artistas”.

A arte, na vida de Marcus de Sertânia, além de ser sua fonte de renda, também é seu orgulho. “É uma satisfação dar vida às peças através da madeira.” O artista integra a Alameda dos Mestres da Fenearte desde o ano de 2011. Além disso, já participou de diversas feiras e exposições de arte Brasil afora.

CONTATO 

Rua Tenente José Pires, 364, Alto do Rio Branco – Sertânia

(87) 99131.1423

Texto: Yasmim Dicastro l Fotos e vídeo: César de Almeida

 

   

Fonte:http://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br

2018-09-11T14:20:55+00:00 setembro 11th, 2018|Artistas de A a Z, M|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário