Artista de A – Z: Maria da Cruz

Img 1032.profileMaria da Cruz dos Santos é discípula fiel da mãe, a famosa “dama do barro”, Ana das Carrancas (1923-2008). Moradora de Petrolina, no Sertão pernambucano, a mestra se dedica a moldar as barcas e carrancas de barros que fizeram o sucesso da mãe. Atualmente, Maria da Cruz tem a companhia de sua irmã, Ângela Lima, na criação e venda das criações.

A história de Maria com o barro se deu ainda na infância, quando ela precisou ajudar a mãe a concluir uma grande encomenda. “Eu comecei mesmo quando ela pegou uma encomenda de 500 peças. Na época eu tinha uns oito anos de idade e não trabalhava, apenas estudava. Quando ela me disse a quantidade de peças que tinha que fazer, eu fiquei assustada, porque ela fazia tudo sozinha”.

Segundo a artista, ela passou a fazer a parte mais “fácil” das peças, enquanto Ana das Carrancas fazia a mais difícil. “Eu fazia os barquinhos e dava a ela pra ela fazer o restante. Após três dias seguidos de trabalho, Maria queria ajudar ainda mais a mãe e teve uma ideia: fez uma carranca “escondida” de Ana e mostrou a peça a ela. “Meu coração disparou na hora, porque ela olhou pro céu, deu graças a Deus, e disse que sabia que a partir dali pra frente teria alguém que realmente iria ajudá-la em tudo”.

A mestra afirma que o legado de Ana das Carrancas está em suas mãos, e que ela só vai deixá-lo quando for pra junto da mãe. Maria, juntamente com sua irmã, Ângela Lima, administram o Centro de Cultura Ana das Carrancas, inaugurado no ano de 2000 em Petrolina. O espaço é um verdadeiro ponto turístico da cidade sertaneja. No local, o público pode comprar as peças de barro, conhecer as salas de artes e participar de oficinas. Desde já, o filho de Angêla, Edgar, já está sendo preparado para administrar o espaço, a fim de dar continuidade ao trabalho realizado hoje. O Centro está localizado no COHAB Massangano, em Petrolina, mesmo lugar do ateliê das filhas de Ana. A entrada é gratuita.

Maria da Cruz expõe e comercializa suas peças na Alameda dos Mestres da Fenearte desde o ano de 2010. Em todas as edições da maior feira de artesanato da América Latina, o estande da filha de Ana das Carrancas é bastante procurado pelo público.

CONTATO 

BR 407, 500, COHAB Massangano – Petrolina

(87) 3031.4399 I 98843.3566

Texto: Yasmim Dicastro l Fotos e vídeo: César de Almeida

 

   

Fonte: http://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br

2018-09-11T10:49:57+00:00 setembro 20th, 2018|Artistas de A a Z, M|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário