Artista de A – Z: Mestre Fida

Foi por um acaso que Valfrido de Oliveira Cezar, mais conhecido como Mestre Fida, passou a trilhar no mundo do artesanato. Há quase 20 anos ele decidiu reproduzir uma peça que o seu pai ganhou quando ele ainda era criança. Foi aí que surgiu o Homem Cata-Vento, inspirando no cata-vento que o seu pai tinha. “Eu nem sabia se o boneco ia girar ou não, mas eu tentei”. E o trabalho deu certo.

Ele começou a fazer o Homem Cata-Vento sem rosto, mas um dia o seu amigo Wagner Porto, que hoje também é mestre artesão do Estado, lhe deu algumas instruções. “Ele me ensinou a fazer o nariz e eu vi como era fácil, mas o olho e a boca era mais difícil pra eu fazer”. Na 1ª edição da Fenearte, em 1999, Wagner Porto levou as peças do Mestre Fida para vender. Foi nessa época que suas peças começaram a ficar conhecidas em Pernambuco, e hoje o seu trabalho é reconhecido no mundo. “Já veio gente aqui na minha casa pra comprar minhas peças pra levar pro México”.

Hoje, além do Homem Cata-Vento, o Mestre Fida também produz barcos e os famosos ex-votos. Suas peças são produzidas em madeira amarelo, bastante típica na região de Garanhuns. Nascido em 1957, no Sítio Cavaco, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, ele tem sete filhos, dos quais dois são homens e cinco são mulheres, porém nenhum deles se interessou em aprender a arte do pai. “Meus filhos resolveram trilhar outros caminhos, e aí eu comecei a ensinar minha arte pros meus vizinhos”.

Sessenta e um anos se passaram desde o seu nascimento, e hoje o mestre continua morando em Garanhuns, porém no centro da cidade, onde produz suas peças em seu próprio ateliê, dentro de sua casa. “Eu me sinto é honrado por ter meu nome junto de tanta gente boa”.

As peças do Mestre Fida integram a Alameda dos Mestres da Fenearte desde 1999.

CONTATO: 

Rua Padre Dehon, 291, Santo Antônio – Garanhuns/PE

(87) 99956.2912 l 99163.5556

Texto: Yasmim Dicastro l Fotos e vídeo: César de Almeida

 

                      

 

Fonte: http://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br

2018-09-11T09:35:01+00:00 setembro 10th, 2018|Artistas de A a Z, F|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário