Artista de A – Z: Mestre Heleno

Conhecido em todo Brasil por suas peças alongadas que representam trios de músicos nordestinos, Heleno da Luz dos Santos, mais conhecido como Seu Heleno, traz um estilo característico em suas peças, presentes em diversas coleções de arte popular de todo país. Herdou do pai o amor pela arte e o manuseio da madeira.

“Ficava por horas olhando meu pai trabalhando. Depois de muito observar, decidi que queria fazer um trio de músicos em tamanho pequeno. Quando ficou pronto, minhas filhas disseram que estavam feios, mas depois que eu pintei num instante consegui vender”, relembra.

Depois de vender sua primeira peça, Seu Heleno não parou mais. Já pensou em mudar de estilo, mas foi impedido pelos seus próprios clientes, que são verdadeiramente apaixonados por seus famosos trios nordestinos, a maioria deles tocadores de pífano. Em seu ateliê, no município de Tracunhaém, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a produção é sempre a todo vapor. “Não para boneco aqui não. Eu vendo direto e ainda falta. É eu fazendo e o povo comprando”.

Na Fenearte, onde Seu Heleno participa desde 2010 como mestre artesão, a procura pelo trio nordestino também é intensa. “Tem gente que chega e quer comprar 20 trios de uma vez só. É bom demais isso”, comemora. Orgulhoso de seu trabalho e reconhecimento, as esculturas dele são entalhadas em troncos de madeiras e depois pintadas.

CONTATO 

Rua Nair Bezerra, 66, Centro – Tracunhaém/PE

(81) 99618.1425

Texto: Yasmim Dicastro l Fotos e vídeo: César de Almeida

 

    

 

Fonte: http://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br

2018-09-11T13:51:27+00:00 setembro 14th, 2018|Artistas de A a Z, H|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário