Artista de A – Z: Mestre Neném

Img 1191.profileJosé Eufrásio Barbosa, mais conhecido como Seu Neném, ingressou na confecção de artigos em couro ainda pequeno, mais precisamente aos oito anos de idade, época em que ajudava o pai a produzir calçados masculino em sua própria sapataria, localizada no município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

Aos 14 anos, ele já produzia – além de sapatos para homens – calçados femininos, bolsas e cintos de couro. Dos 53 anos de vida do Mestre Seu Neném, 30 deles são totalmente de dedicação ao couro. “Já acordei às 3h da manhã muitas vezes com ansiedade para trabalhar”.

Dos seus cinco irmãos, apenas ele decidiu seguir o legado do pai. Hoje, ele é quem repassa suas técnicas e conhecimento para outras pessoas da comunidade. “Não gosto de copiar o trabalho de ninguém, faço sempre algo diferente, e repasso isso pra quem trabalha comigo. Se eles forem por mim mesmo, viram mestre também”.

O couro, que ganhou notoriedade no Sertão na época do Cangaço, quando Lampião usou artigos da matéria-prima, é motivo de orgulho na vida de Seu Neném. “Tudo que eu aprendi  eu devo ao meu pai, e vou trabalhar até quando Deus quiser”. Em seu ateliê, localizado na Rua Padre Romão Ferraz, em Serra Talhada, há diversos produtos em couro à venda, como calçados, bolsas e outros artigos.

Em 2017, Seu Neném integrou a Alameda dos Mestres da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) com suas criações exclusivas.

CONTATO 

Rua Padre Romão Ferraz, 217, Nossa Senhora da Penha – Serra Talhada/PE

(87) 3631.7104

Texto: Yasmim Dicastro l Fotos e vídeo: César de Almeida

   

Fonte: http://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br

2018-09-11T10:40:17+00:00 setembro 19th, 2018|Artistas de A a Z, N|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário