Artista de A – Z: Mestre Pintor

Img 0491.profileEspecialista na criação de águias, cavalos e leões, Joseilson dos Santos Barbosa, conhecido como Mestre Pintor, faz esculturas desde 2004, porém sua vocação artística começou bem antes disso, ainda como artista plástico. Morador de Petrolina, no Sertão do São Francisco, ele precisou mudar o rumo da sua carreira após passar por algumas dificuldades.

“Como a procura por quadros e pinturas era muito pouca aqui em Petrolina, eu pensei em sair daqui e ir morar em outra cidade. Só que aí eu conheci o Mestre Biu dos Anjos, que pediu pra eu não ir embora, porque sabia da necessidade de artesãos aqui na nossa região”.

Depois de uma longa conversa com Biu dos Anjos, o Mestre Pintor reaproveitou um pé de manga morto que existia em sua casa e deu vida a um peixe de madeira, com as ferramentas emprestadas por Biu, que ficou encantado com o trabalho de Pintor e reafirmou que ele já era um artista.

Depois de confeccionar o peixe de madeira, ele resolveu mergulhar a fundo na criação de outros animais. “Eu sou fascinado por animais. Como eu passei minha infância na roça, eu tive um contato muito bom com animais domésticos”.

As peças do mestre chamam atenção pelo tamanho, peso e detalhes preciosos no acabamento. Ele utiliza as mais diversas madeiras em suas criações, como a umburana, jaqueira, garoba e outros tipos, sendo todas elas reutilizadas. Nas mãos de Pintor, um pedaço de madeira sem uso se transforma em uma verdadeira obra de arte.

A técnica do artista já é repassada por ele mesmo a outros moradores da região de Petrolina. “O artesão que não passa o seu trabalho pra ninguém, quando ele morre, ele leva a técnica junto, e isso não pode acontecer. Precisamos repassar nosso dom a outras pessoas, não podemos deixar nossa arte morrer”.

O artista traz mais brilho e cor à Alameda dos Mestres da Fenearte há quase uma década.

CONTATO

1º Travessa da Rua Duarte Coelho, 21, Vila Eduardo – Petrolina

(87) 3864.2069 I 98842.2510 l pin.tore@hotmail.com

Texto: Yasmim Dicastro l Fotos e vídeo: César de Almeida

 

   

Fonte: http://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br

2018-09-29T10:27:07+00:00 outubro 20th, 2018|Artistas de A a Z, P|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário