Artista de A – Z: Nivaldo Santeiro

Img 1882.profileNivaldo Gomes dos Santos ganhou o apelido de Nivaldo Santeiro em 1984, quando iniciou sua carreira na área. Após ficar desempregado, o mestre optou em confeccionar os santos de madeira para não precisar ir para São Paulo em busca de um novo emprego, como muitos nordestinos faziam na época.

Morador de Ibimirim, no Sertão do Estado, Nivaldo é bastante detalhista em suas obras, o que faz com que muita gente se encante com a perfeição do acabamento das peças. Até hoje, todo o trabalho dele foi totalmente voltado à arte sacra. Com estilo voltado ao primitivo avançado, como ele mesmo diz, as peças do artista são todas confeccionadas em madeira umburana, tipo bastante característico do Sertão pernambucano.

Atualmente, o mestre repassa o seu legado a outros moradores da região. “A maioria dos santeiros de Ibimirim nasceu aqui no meu ateliê. Tem vários deles que já abriram o seu próprio ateliê. Todo mestre gosta de deixar sua história, né? E eu afirmo que nenhum santeiro de Ibimirim formou mais mestres do que eu. Na verdade, eu sou o mestre mais velho daqui, e eu tenho o maior orgulho disso”.

Na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), Nivaldo Gomes da Silva integrou a Alameda dos Mestres apenas em 2013. Porém, suas peças podem ser compradas no Centro de Artesanato de Pernambuco do Recife, localizado em frente à Praça do Marco Zero.

CONTATO

Av. Inês Rolim, 174, Lajes – Ibimirim

(87) 3842.1435 l 98844.6650 l 99616.5400

Texto: Yasmim Dicastro l Fotos e vídeo: César de Almeida

 

  

Fonte: http://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br

 

 

2018-09-29T10:55:40+00:00 outubro 21st, 2018|Artistas de A a Z, N|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário