Artista de A – Z: Serginho

A arte mudou a trajetória da vida de José Sérgio Pereira dos Santos, mais conhecido como Mestre Serginho, de Garanhuns, no Agreste do Estado de Pernambuco. Quando mais novo, ele era jogador de futebol, mas se apaixonou por artesanato após ver seu pai esculpindo obras em madeira.

Com estilo rústico, Serginho sobrevive da venda de suas peças. “Vejo que meu tipo de trabalho tem uma aceitação muito boa com o público”. Em suas criações, todas elas feitas com madeiras recicláveis, Serginho exalta a beleza da arte sacra. Ele, inclusive, já fez santas de até dois metros de altura. Também gosta de talhar o “Sagrado Coração de Jesus”.

Artista versátil, ele também esculpe animais, figuras humanas e peças utilitárias, como o banco em forma de lobo-guará. “Vejo as coisas no mundo e vou fazendo. Quando eu pego uma peça pra fazer é como se eu tivesse voltando a jogar futebol, só que agora com a arte. É uma profissão que me dá orgulho”.

Serginho integra a Alameda dos Mestres da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) desde 2012. Em seu tempo livre, gosta de ensinar suas técnicas aos vizinhos e amigos.

CONTATO

Rua Jornal do Comércio, 905, Heliópolis – Garanhuns/PE

(87) 99606.9845 l serginhoartesao@gmail.com

Texto: Yasmim Dicastro l Fotos e vídeo: César de Almeida

 

  

Fonte: http://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br

2018-09-11T13:22:36+00:00 setembro 29th, 2018|Artistas de A a Z, S|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário