Artista de A – Z: Seu Elias – Família

Img 8646.profileConsiderado o primeiro discípulo do Mestre Vitalino, Seu Elias nasceu no município agrestino de Caruaru, em 1924, onde teve seu primeiro contato com o barro, aos dez anos de idade. Vítima de um ataque cardíaco em 2014, aos 89 anos, o mestre artesão deixou o legado para seus filhos e netos, que até hoje mantém um ateliê de venda e confecção de artesanato no Alto do Moura.

Logo no início da carreira de Seu Elias, as peças dele eram praticamente a cópia das obras do Mestre Vitalino. Com o passar do tempo e, consequentemente, o aperfeiçoamento no serviço, as criações ganharam caráter próprio. Das mãos dele saíram peças inconfundíveis, como o São Jorge, o pavão, o jumento, e outros animais – boi, bode e carneiro. A família do Mestre continua produzindo, no mesmo estilo, as obras inventadas por ele.

Os animais eram a verdadeira paixão de Seu Elias. Em frente ao seu ateliê, no Alto do Moura, em Caruaru, existe – até hoje – um cavalo esculpido em tamanho real, que se tornou ponto de referência no local, onde muitos turistas param para fotografar.

No ano de 2010, Seu Elias integrou a Alameda dos Mestres da maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte.

CONTATO 

Rua Mestre Vitalino, 463, Alto do Moura – Caruaru/PE

(81) 3722.0361

Texto: Yasmim Dicastro l Fotos e vídeo: César de Almeida

 

Fonte: http://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br

2018-10-05T11:54:28+00:00 outubro 24th, 2018|Artistas de A a Z, E|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário