Conheça o Forró Sem Pantim


O legítimo forró pé de serra, principal manifestação da cultura nordestina, imortalizado no som da sanfona, zabumba e triângulo, tradicional nas festividades populares do interior é bem representado no show do Forró Sem Pantim. 

O nome do grupo expressa a simplicidade, sinceridade e desejo de fazer a alegria acontecer nos palcos, salões, escolas, feiras, terreiros matutos ou qualquer outro ambiente onde é convidado para celebrar nosso maior patrimônio, a cultura nordestina, o forró – o grupo é composto por Welinton Martins de Moura, (Vogal/Zabumba), Sérgio Mendes de Souza (Zabumba), Jose Gomes de Souza (Vocal / Triângulo) Itamar da Costa Melo (Sanfoneiro) e  Wilton Augusto Martins (Ganzá).

Repertório autêntico, compromissado com a continuidade do legado do verdadeiro forró pé de serra, do xote e baião. Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho, Fala Mansa, Jorge de Altinho e tantos outros cantores, poetas e compositores são reverenciados nas apresentações do grupo.

 

O grupo é afinado, tocam juntos desde 2010, tem boa presença de palco e envolve o público presente em suas apresentações. Forró Sem Pantim, é constituído por gente simples, músicos e agricultores que tocam junto e promovem a cultura, a poesia matuta traduzidas nas canções do forró, que tanto reverencia a história de vida, o cotidiano de alegria, desafios, paixão e trabalho do nordestino.

 

Festas e eventos com Forró Sem Pantim: Projeto Cultura Rua, Cultura em Todo Lugar; Festa de São Sebastião, Bom Jardim ( 2014), Festa dos 18 anos da Feira Agroecológica das Graças, Recife, 2015;  Arraiá  do CVT ( Centro de Vocações Tecnológico de Confecções ) Centro Cultural Varonil Bom Jardim (2015); São João Bom D+ Só em Bom Jardim na Comunidade Escolar do Feijão, 2015; IV Encontro dos Forrozeiros de Pernambuco na cidade de Bom Jardim (2016); São de Rua na Cidade de João Alfredo( 2017), São João na Rua da Palha, Bom Jardim(2017). Neste ano de 2018, o grupo participou do Projeto Justulino Cultural – Um Tributo a Dominguinhos na EREM Justulino Ferreira Gomes, fez aparição no Programa Globo Repórter da Rede Globo, foi aprovado na Convocatória do Ciclo Junino da FUNDARPE, tocou na programação do São Pedro no Distrito de Bizarra, nos festejos de rua da cidade de João Alfredo e da AGROFLOR em Bom Jardim.

 

Matéria: Edgar Severino dos Santos
Fotografias: Gleicy Carla | www.culturapopularpe.com.br
2018-09-10T11:55:11+00:00 julho 31st, 2018|Grupos Culturais, Música, Vitrine|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário