Encontro da Cultura Popular da Mata começa com sambada em Glória do Goitá

Com apoio do Governo de Pernambuco, encontro vai acontecer até novembro em outros quatro municípios da Zona da Mata

 

Divulgação

“Esta sambada é para relembrar como era o passado, que é pra gente não se esquecer da nossa história”, explica Manoelzinho Salustiano, um dos realizadores do encontro

 

Com a proposta de estimular a preservação deste bem cultural, a Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco promove, a partir deste domingo (15), às 14h, o início do 9º Encontro da Cultura Popular da Mata. A abertura do encontro será no Engenho Thomé, na Zona Rural de Glória do Goitá, e terá a realização da Sambada das Buzinas entre os Maracatus Estrela da Tarde de Glória do Goitá e o Leão da Vitória de Vitória de Santo Antão.

Com apoio do Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe, o encontro vai acontecer até o dia 9 de novembro deste ano. Além de Glória do Goitá, os municípios de Lagoa do Carro, Araçoiaba, Nazaré da Mata, Goiana e Buenos Aires também recebem a programação.

Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura do Estado, lembra que o Maracatu de Baque Solto é Patrimônio Imaterial do Brasil, título concedido pelo Iphan, em 2014. “Quem faz cultura são os artistas e precisamos valorizar a cultura popular, preservar e promover a rica diversidade cultural em Pernambuco”, destacou o secretário.

“Pernambuco tem feito seu dever de casa na política cultural, principalmente pelo seu compromisso com a cultura popular”, frisou Canuto, que em 2014 estava presente, representando o Governo de Pernambuco, na solenidade do Iphan que titulou os Maracatus de Baque Virado e Solto como Patrimônios Imateriais do Brasil.

Sambada das Buzinas – A buzina é um instrumento semelhante ao utilizado pelos povos originários que praticam a dança toré. “Esta sambada é para relembrar como era o passado, que é pra gente não se esquecer da nossa história”, explica Manoelzinho Salustiano, um dos realizadores do encontro.

“Só existem dois maracatus onde em seus ternos tem buzina, e a maioria dos jovens folgazões nunca ouviu falar disso. Essa sambada vai possibilitar que se entenda como era o Maracatu de Baque Solto do passado”, ressalta Manoelzinho.

Programação – 9º Encontro da Cultura Popular da Mata

Domingo (15/09) | 14h
Sambada das Buzinas entre o Maracatu Estrela da Tarde de Glória do Goitá e o Maracatu Leão da Vitória
Terreiro no Engenho Thomé – Zona Rural de Glória do Goitá

Sábado (28/09) | 21h
Sambada no Quilombola entre o Maracatu Estrela da Tarde de Lagoa do Carro e o Maracatu Onça Dourada da Chã dos Esconsos
Quilombola do Barro Preto – Zona Rural de Lagoa do Carro

Sábado (12/10) | 21h
Sambada de Mestre Aicão entre o Maracatu Leão Coroado de Araçoiaba e o Maracatu Cambinidinha de Araçoiaba
Terreiro Sede do Leão Coroado em Araçoiaba

Sábado (19/10) | 21h
Sambada na Terra dos Maracatus entre o Maracatu Águia Dourada de Nazaré da Mata e o Maracatu Leão Tucano de Nazaré da Mata
Terreiro em frente do Centro Cultural Mauro Mota em Nazaré da Mata

Sábado (26/10) | 21h
Sambada dos Emboladores entre o Maracatu Leão da Fortaleza de Goiana e o Maracatu Beija Flor de Aliança
Terreiro do Maracatu Leão da Fortaleza em Goiana

Sábado (9/11) | 21h
Sambada no Sítio entre o Maracatu Leão Coroado de Buenos Aires e o Maracatu Carneiro Manso de Glória do Goitá
Terreiro do Maracatu Leão Coroado na Chã do Maltez Zona Rural de Buenos Aires

Fonte:
http://www.cultura.pe.gov.br/canal/culturapopular/encontro-da-cultura-popular-da-mata-comeca-com-sambada-em-gloria-do-goita/
Programação:
André Silva
2019-09-14T07:47:11+00:00 setembro 14th, 2019|Vitrine|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário