Marcos do Artesanato presente na FENEARTE 2019

 

Ciranda é união, é todos juntos de mãos dadas. Mais do que entrar numa roda, cantar e dançar, cirandar é uma manifestação de todos e para todos. Dessa forma, uma das expressões mais populares e democráticas de Pernambuco vai transformar a 20ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) em uma grande roda em torno das artes. O evento, que acontece entre os dias 03 e 14 de julho, no pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, homenageia Mestre Baracho, falecido em 1988, Dona Duda e Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco. Eles são os precursores do ritmo em nosso Estado, que surgiu na Zona da Mata e consolidou-se no Litoral. Uma tradição cultural que reforça a identidade, a memória coletiva e o pertencimento dos pernambucanos. E com esse sentimento, a Feira que é motivo de orgulho e exemplo da vocação pernambucana para trabalhar e empreender, festeja a marca histórica de vinte edições apresentando o potencial da economia criativa de Pernambuco, do Brasil e de 21 países.

Ao longo de doze dias, esta importante catalizadora de talentos receberá 5 mil expositores distribuídos em 800 espaços em uma área de 30 mil m². Com investimento de R$ 5,5 milhões, o evento vai gerar cerca de 2,5 mil vagas de empregos temporários e tem uma expectativa de superar a movimentação financeira de R$ 43 milhões da edição passada. A Fenearte espera atrair mais de 300 mil visitantes e é oportunidade de negócios, informação, conhecimento e muita diversão.

O evento reunirá atrações para todos os gostos e chega nesta vigésima edição cheio de novidades: oficinas inéditas de saberes ancestrais, palestras com nomes da cena criativa nacional, salões de arte, desfiles de moda, mostra de decoração, teatro infantil, ações de cidadania, pólos de gastronomia e alimentação artesanal. O destaque fica para a programação artística inteiramente focada na cultura pernambucana e suas práticas tradicionais com a ciranda no centro das celebrações.

Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a 20ª edição da Fenearte será realizada de 03 a 14 de julho de 2019, no Centro de Convenções de Pernambuco. Durante os 12 dias, as mais surpreendentes criações artesanais do Brasil e do mundo podem ser encontradas no evento.
A Fenearte, juntamente com o Centro de Artesanato de Pernambuco, entre outras iniciativas do Governo do Estado, tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local.
No evento, o público pode conferir:
– Fenearte Sustentável
– Espaço Interferência Janete Costa
– Espaço Sebrae de Artesanato
– Alameda dos Mestres
– Salão de Arte Popular Ana Holanda
– Salão de Arte Popular Religiosa de Pernambuco
– Galeria de Reciclados
– Espaço Infantil
– Oficinas de Artesanato
– Desfiles de Moda
– Rodadas de Negócios
– Praça de Alimentação
– Apresentações Culturais
– Food Park e Food Bike

Com informações de http://www.fenearte.pe.gov.br/

Foto: Rodrigo Sedícias/ culturapopularpe.com.br

Direção/Produção: Edgar S. Santos

Edição: Viviane Borges

2019-07-03T09:06:38+00:00 maio 4th, 2019|Vitrine|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário