MESTRA ELDA SOBRAL

Moradora do semi-árido pernambucano, Mestre Elda é mais uma integrante da famosa produção de santeiros, já tradicional no nordeste. A arte surgiu para ela aos quinze anos, quando começou a ajudar no acabamento das peças produzidas pelo cunhado, e logo a moradora do município de Ibimirim já estava produzindo suas próprias peças. Elda participa de todas as etapas da produção do seu material, desde os cortes mais brutos na madeira até os detalhes e acabamentos da peça final.

Suas obras representam o esforço de quem se atém aos detalhes para transformar cada peça em um item único. Além dos santos, Elda também se dedica a outras produções em madeira, como esculturas de mulheres, rostos e outros personagens, buscando sempre a melhoria em cada obra, deixando-as cada vez mais realistas.

Maria Elda Alves Sobral, a única mulher que realiza a produção de santos em Ibimirim, se orgulha de receber o titulo de mestra. “No meio de tantos homens, são poucas mulheres que fazem […] o ego fica lá em cima”, afirma a mestra.

Exigente consigo mesma e com cada obra, ela sabe que o seu esforço é responsável por trazer resultados positivos. Suas peças fogem da ideia de escala industrial, sendo únicas, e surgindo, na maioria das vezes, a partir da imaginação de Elda.

 

 

 

 

CONTATO – (87) 98814-1382

Texto: Débora Oliveira l Fotos e vídeo: César de Almeida

Fonte: Artesanato de Pernambuco

 

2018-09-25T10:36:56+00:00 julho 12th, 2018|Artistas de A a Z, E|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário