MESTRE SEU CARLOS

Carlos Fernando Barbosa, de 63 anos, mais conhecido como Seu Carlos, encontrou sua vocação para o artesanato na adolescência. Natural de Sertânia, no Sertão do Moxotó, ele usa como matéria-prima a madeira de umburana para confeccionar suas peças, tipo bem característico na região onde mora.

Suas primeiras criações foram o pescador e o tirador de coco. Pouco tempo depois fez o tirador de galinha e São Francisco de Assis. “Consegui fazer o São Francisco andando”, afirma o mestre, ao contar que se inspirou em um conhecido seu para produzir a peça na época.

 

Hoje, ele também retrata em seu trabalho os retirantes, as rezadeiras e os vaqueiros.

“A arte, pra mim, é minha vida”, frisa Seu Carlos, ao ser questionado sobre a importância do artesanato no seu dia a dia. Atualmente, Seu Carlos se dedica exclusivamente à criação de suas peças e ainda encontra tempo para ensinar a outras pessoas o seu ofício. Dentro de seu ateliê, o artista procura sempre cuidar do meio ambiente, evitando ao máximo todo e qualquer desperdício de material.

Seu Carlos integra a Alameda dos Mestres da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) desde as primeiras edições do evento. Passou alguns anos fora, porém, na última edição da Feira, realizada em julho de 2017, o mestre voltou a abrilhantar o espaço com a exposição e venda de suas criações.

 

CONTATO

Rua A, Projeto da Caixa, 20, Almirante Fernandes – Sertânia

(87) 3841.2481

Texto: Yasmim Dicastro l Fotos e vídeo: César de Almeida

 

Fonte: Artesanato de Pernambuco

2018-09-25T10:37:05+00:00 julho 12th, 2018|Artistas de A a Z, C|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário