Pernambuco: Território da Cultura Popular

O Cultura Popular PE foi até a Fenearte durante três dias na programação oficial do evento que foi do dia 04 a 15 de julho deste ano, cumprindo sua missão de constatar, registrar, entrevistar artesãos, mestres e visitantes deste que é considerado o maior evento de artesanato da América Latina.

Em cada um dos seus corredores, a sensação de descobrimento das expressões artísticas e culturais das mais  diferentes partes do Brasil e do mundo. Sentimos os sabores, cores e nuances que apenas um encontro tão cheio de cultura como este pode proporcionar.

Nas andanças pelos corredores da Fenearte 2018, a equipe do Cultura Popular PE encontrou Lêda Barbosa,  professora aposentada da cidade de Camaragibe a qual num rápido depoimento revelou a nossa equipe que havia chegado há pouco tempo de João Pessoa onde passara o final de semana para apreciar trabalhos de arte no estado vizinho.

Começou logo expressando sua tamanha emoção com a seguinte frase “Todo ano eu tenho que vir à FENEARTE porque eu fico encantada, emocionada. Acho os trabalhos belíssimos. Nossa arte e cultura não tem igual. Já viajei até outros países, mas igual a nossa arte não existe. ” E seguiu assegurando: “Não posso deixar nunca de vir à FENEARTE. Todos os anos eu venho. Estou vindo para valorizar nossa cultura com tudo de belo e suas representações. Na FENEARTE você encontra as representações mais lindas do nordeste. Fico encantada com os mais diversos tipos de arte, desde reciclagens a trabalhos mais elaborados pelos mestres artesãos.”

Estivemos junto a mestres como Zuza, Neguinha, Nicola, Miro dos Bonecos, Mestre Pintor, Ivo Diodato e tantos outros. Investigamos de onde partiram suas inspirações, entendendo suas histórias e peculiaridades que marcam a
genialidade e traduzem a identidade do nosso povo em seus trabalhos únicos.

Nossa visita exploratória também pôde constatar os nomes que fazem sucesso no artesanato de Pernambuco no Pavilhão de Artesanato Brasileiro.

O site Cultura Popular PE tem incentivo do FUNCULTURA | FUNDARPE e Governo do Estado de Pernambuco.

 

 

 

 

Matéria: Edgar Filho

Fotos: Gleicy Carla | www.culturapopularpe.com.br

2018-07-25T14:27:13+00:00 julho 25th, 2018|Destaque|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário