Seminário discute a relação de Gênero e Patrimônio Cultural no Paço do Frevo

A atividade, que tem inscrições gratuitas, acontecerá no próximo dia 9/8 (sexta-feira), dentro da programação da 12ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

 

Neste ano, o evento apresenta como tema “Caminhos, Desafios e Resistências”

 

Com o objetivo de evidenciar a importância da participação e protagonismo das mulheres na salvaguarda do patrimônio cultural, o Paço do Frevo sedia, no próximo dia 9 de agosto (sexta-feira), a partir das 9h30, o 5º Seminário Gênero e Patrimônio Cultural. A atividade, capitaneada pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Estadual de Cultura, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (IPHAN/PE), terá inscrições gratuitas. Os interessados em participar poderão se inscrever através deste link: forms.gle/1MhqacDAxgtxCRT58.

O evento é pioneiro no Estado por dar tonicidade às questões de gênero, patrimônio cultural e suas interfaces. O primeiro encontro ocorreu em 2015, na Caixa Cultural Recife, e desde então agrega temáticas e parcerias engajadas na ampliação das propostas e desdobramentos suscitados em cada edição. Este ano a 5ª edição do seminário se integra à programação da 12ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que traz como tema neste ano “Territórios Educativos e Culturais: Diálogos Possíveis”.

Considerando as mulheres como detentoras e transmissoras de saberes, práticas e tradições culturais, que desempenham importante papel na construção da diversidade cultural brasileira e na preservação do patrimônio cultural o 5º Seminário Gênero e Patrimônio Cultural apresenta o tema “Caminhos, Desafios e Resistências”, e visa fomentar a reflexão de gênero no campo da cultura, por meio da participação de representantes de bens culturais como o Frevo, Maracatu Nação, Literatura de Cordel, Quadrilhas Juninas e também das Religiões de Matrizes Afro-indígenas brasileiras, reconhecendo as mulheres como protagonistas nas diversas expressões e manifestações populares, contribuindo assim, na desconstrução da cultura patriarcal e na promoção da equidade de gênero.

O evento é gratuito e é dirigido a produtoras culturais, membros de grupos e organizações culturais, gestoras/es de políticas públicas para mulheres, gestoras/es de políticas culturais, professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes, brincantes, representantes de movimentos sociais e ao público em geral.

Serviço
5º Seminário Gênero e Patrimônio Cultural
Quando: 9 de agosto (sexta-feira), a partir das 9h30
Onde: Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife/PE)
As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas, através deste link: forms.gle/1MhqacDAxgtxCRT58
Mais informações: (81) 3183-2961/3183-2982

 

Fonte:

http://www.cultura.pe.gov.br/canal/patrimonio/seminario-discute-a-relacao-de-genero-e-patrimonio-cultural-no-paco-do-frevo/

 

Programação:

André Silva

2019-08-09T07:46:44+00:00 agosto 9th, 2019|Notícia em Destaque|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário