Seu Malaquias acerta o passo e finaliza preparativos para a festa de Momo

Fundado em 1954, o clube de bonecos é Patrimônio Vivo de Pernambuco e hexacampeão do Carnaval do Recife

Boneco Seu Malaquias é Patrimônios Vivo de Pernambuco desde 2016

Clube de Boneco Seu Malaquias, um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco, está na fase final dos preparativos para o Carnaval deste ano. De acordo com o presidente da agremiação, Xôxo Malaquias, a atual agenda do grupo tem sido se dedicar intensamente na finalização da indumentária e das fantasias. Ao todo, a produção se divide em três pontos: Um na Casa Costureira Patrícia; outro no Galpão das Alegorias; e o terceiro na sede provisória do clube de bonecos, na casa do próprio Xôxo.

“Estamos finalizando nesses três locais o figurino, alguns adereços da indumentária e as alegorias. Duas delas, por exemplo, vão trazer este ano as figuras dos meus pais, personagens importantes para a história do Seu Malaquias. Sem eles essa brincadeira não existiria”, revela Xôxo sobre uma das surpresas para este ano.

Desde 2011, a agremiação também integra o Comitê de Salvaguarda do Frevo

Ele fala de Dona Zenaide Brandão e Zezinho de Malaquias (in memoriam), que fundaram o Seu Malaquias em 1954, no município de Carpina. Hoje o clube de bonecos resiste no Alto dos Coqueiros, no bairro de Beberibe, Zona Norte do Recife. Desde 2011, a agremiação também integra o Comitê de Salvaguarda do Frevo, interagindo com outros grupos pernambucanos em prol da valorização deste patrimônio.

Sobre a expectativa da programação durante o período carnavalesco, Xôxo conta que ainda está aguardando a programação do estado e do município, mas que “confirmado mesmo temos o Concurso de Agremiações, às 20h30, na Av. Nossa Senhora do Carmo, no Recife, na segunda-feira de Carnaval (4/03). Estaremos concorrendo na categoria Clube de Boneco – Grupo Especial”. Com seus cerca de 40 quilos e produzido em fibra sintética, o boneco Seu Malaquias ao longo da história acumulou mais de trinta títulos no Carnaval recifense e atualmente é hexacampeão deste concurso.

“Durante a folia, o Seu Malaquias sai com 150 brincantes, mas nas apresentações municipais a gente vai com cerca de 40 componentes”, conta Xôxo, presidente da agremiação

“Este ano a gente traz o tema Pra lá de Hollywood, e vamos falar da cidade nordestina que fica no Piauí, mesclando com a história trazida no nosso hexacampeonato”, detalha Xoxô. “Durante a folia, o Seu Malaquias sai com 150 brincantes, mas nas apresentações municipais a gente vai com cerca de 40 componentes. Todo mundo é da região da Zona Norte do Recife e tem uma idade entre 17 e 25 anos”, pontua o presidente do clube.

O Clube Carnavalesco Mixto Seu Malaquias funciona na Avenida Anibal Benévolo, 1124 – Alto dos Coqueiros/Beberibe – Recife. A visitação pode ser agendada pelos telefones: (81) 3451.2448 / (81) 98634.6842

 

 

 

Fonte: http://www.cultura.pe.gov.br

2019-02-14T09:01:09+00:00 fevereiro 14th, 2019|Vitrine|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário